Ter filhos

Há uns bons anos atrás, recordo-me de ver uma entrevista do Herman José. Perguntavam-lhe se lamentava não ter tido filhos. Ele respondeu de uma maneira que, na altura, eu entendi mas só depois de ser mãe, compreendi na sua plenitude. Ele respondeu que sim e não. Sim, que se arrependia de não ter tido filhos porque não conhecia o amor supremo como todos lhe chamam e não, precisamente pela mesma razão: porque não conhecia este amor supremo.
Só quando fui mãe percebi. Não sendo ele pai (mas um extremoso filho) percebeu a essência da maternidade ou paternidade. Os meus filhos são a epítome do amor. Nunca conheci amor igual. Mas é precisamente neste amor que nasce o medo. Porque inversamente proporcional a este amor é o medo de os perder.
A Mafaldinha está doente. Do António sentia-me constantemente a afogar em ansiedade com o despontar da febre. Da Mafaldinha consigo controlar melhor este sentimento. Exceto, quando as coisas fogem do controlo e acontece algo que não estava à espera. Pode ser algo tão simples como aconteceu esta madrugada. Mafaldinha estava com febre. Dei Brufen. Esperei que acontecesse como o irmão que, com uma gota de Brufen, a febre cede imediatamente. Mas não. A febre não cedeu. Subiu ainda mais. Nestes momentos, a ansiedade aparece como uma onde gigante onde me sinto a afogar. É como se entrasse num túnel, onde, é tudo escuro e não há fundo.

Ter filhos é inegávelmente o  melhor do mundo. Ter filhos é ter literalmente o coração fora do corpo. Ter filhos é viver nesta sensação de viver para eles, sem viver por eles. É querermos ser mais e melhor para corresponder às expectativas deles. Ter filhos é preocupação e querer ter os poderes para, num ápice, trocar de lugar com eles e tirar-lhes a dor.

Ninguém me disse que ia ser fácil , é verdade. Mas eu nunca imaginei que fosse tão difícil.

❤️

Comentários

  1. Ter filhos é sofrer com males que não afectam o nosso corpo, mas que nos doem como se a febre fosse nossa, misturada com a impotência de que pudéssemos fazer com que essa febre e mau estar fosse efectivamente nosso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo. Temos que dar graças a Deus de serem sempre maleitas menores. :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A Joana também cozinha #1

Post de M*rda #4

Coisas que ninguém me disse